Dando continuação ao projeto
de exploração sensorial, com crianças do berçário, as acadêmicas bolsistas
trouxeram mais uma prática inovadora para a turma de bebês da EMEI Azaléia.
Segundo Piaget, no estádio
sensório motor, que vai de 0 a 2 anos, a criança realiza jogos de exercício
exploratório e é muito curiosa.
Com o objetivo de
desenvolver e aprimorar seus sentidos, seu intelecto, coordenação ampla e fina,
afetividade e suas percepções, as bolsistas trouxeram uma dinâmica com
gelatinas.
Em dois recipientes, colocaram
diversas formas e cores de gelatinas para que os alunos explorassem livremente.
Os bebês, instigados pelo
cheirinho das gelatinas, prontamente vieram investigar o que havia naqueles
recipientes.
Primeiramente, exploraram
com as mãos. Eles achavam graça do modo como a gelatina se movia.
Após, experimentaram
oralmente, levando as gelatinas à boca. Como tiveram dificuldades em realizar
esta ação com as mãos, as acadêmicas bolsistas providenciaram colheres para os
pequenos.
Foi então que as crianças
surpreenderam as acadêmicas com seus movimentos criativos: como havia dois
recipientes, e um era de alumínio, os alunos, por iniciativa própria, começaram
a sonorizar com as colheres neste recipiente. As acadêmicas ficaram maravilhadas
com os jogos de exploração que as crianças realizaram durante a atividade, que,
além de desenvolver tato, olfato, paladar e visão, também envolveram
explorações sonoro musicais.
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