quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Jogos de exercício de exploração sensorial

Dando continuação ao projeto de exploração sensorial, com crianças do berçário, as acadêmicas bolsistas trouxeram mais uma prática inovadora para a turma de bebês da EMEI Azaléia.

  

Segundo Piaget, no estádio sensório motor, que vai de 0 a 2 anos, a criança realiza jogos de exercício exploratório e é muito curiosa.


Com o objetivo de desenvolver e aprimorar seus sentidos, seu intelecto, coordenação ampla e fina, afetividade e suas percepções, as bolsistas trouxeram uma dinâmica com gelatinas.
Em dois recipientes, colocaram diversas formas e cores de gelatinas para que os alunos explorassem livremente.


Os bebês, instigados pelo cheirinho das gelatinas, prontamente vieram investigar o que havia naqueles recipientes.


Primeiramente, exploraram com as mãos. Eles achavam graça do modo como a gelatina se movia.
 Após, experimentaram oralmente, levando as gelatinas à boca. Como tiveram dificuldades em realizar esta ação com as mãos, as acadêmicas bolsistas providenciaram colheres para os pequenos.



Foi então que as crianças surpreenderam as acadêmicas com seus movimentos criativos: como havia dois recipientes, e um era de alumínio, os alunos, por iniciativa própria, começaram a sonorizar com as colheres neste recipiente. As acadêmicas ficaram maravilhadas com os jogos de exploração que as crianças realizaram durante a atividade, que, além de desenvolver tato, olfato, paladar e visão, também envolveram explorações sonoro musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário