quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Formandas da Psicologia trabalham Inclusão com acadêmicas bolsistas da Pedagogia

O Pibid da Educação infantil, em todas as sextas-feiras, se reúne para realizar formações continuadas em diversas áreas. Uma das formações que tivemos este semestre foi sobre Inclusão.


Seis formandas da Psicologia da FACCAT, que atua em grupo de pesquisa e trabalha na área da Psicologia da Educação, preparou uma formação com práticas reflexivas que mobilizaram muito as colegas da Pedagogia, em relação ao tema Inclusão.


A noite foi de trocas significativas, pois nesta interação interdisciplinar, todas puderam aprender: tanto as formandas do Curso de Psicologia, analisando as falas das acadêmicas bolsistas, quanto as próprias acadêmicas pibidianas do Curso de Pedagogia, que puderam refletir sobre a importância da empatia e da afetividade para se gerar, de fato, inclusão na Educação Infantil.


A noite foi agradável, emocionante e muito divertida. Lembranças de momentos significativos da infância de cada participante desta formação pôde ser compartilhado e refletido coletivamente. 
Nada como se colocar no lugar das próprias crianças, que precisam se ambientar e serem acolhidas no ambiente escolar, para que se sintam bem neste espaço.


A formação foi organizada pela Supervisora Pibid Magda Saraiva, que, além de pensar esta formação, contribuiu para estabelecer o contato entre os Cursos.


A Coordenadora do Pibid da Educação infantil, professora Patrícia Kebach, pôde também contar com a professora do Curso de Psicologia, líder do grupo de formandas, Gabriela Martins, para a organização do evento.


A partir deste primeiro contato, novas formações futuras e trocas, tão produtivas quanto esta, estão sendo pensadas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário