quinta-feira, 28 de maio de 2015

Alimentos saborosos que herdamos da cultura indígena

A cultura indígena está presente no nosso dia a dia, tanto na fala, quanto nos alimento, nos hábitos, etc. 
Assim, ela está inserida na cultura urbana de várias forma.


Por isso, é necessário desde cedo que as crianças aprendam sobre as contribuições dos povos indígenas no nosso cotidiano, a fim de valorizarem e aprenderem um pouco mais sobre a proveniência, por exemplo, de um cardápio variado, herdado dos hábitos alimentares indígenas. 


Quando as pibidianas Evandra, Jaqueline, Silvana e Cláudia apresentaram  aos pequenos da EMEI Azaleia alguns alimentos de origem indígena, as reações foram diversas: "Profe, eu conheço esse alimento!"; "Tem na minha casa!"; "Minha mãe faz pra mim!"


Naturalmente entramos em contato com tantas heranças culturais indígenas, que mesmo nós, adultos, não temos consciência da riqueza da cultura como a dos povos Tupis e Guaranis, por exemplo, nas nossas ações diárias!


As acadêmicas, além de fazerem as crianças tocarem, cheirarem, enfim, refletirem sobre a textura e as formas de alguns alimentos herdados dos índios, entraram para a cozinha com as crianças e prepararam coisas muito saborosas!


As ações desse dia, desse modo, promoveram uma observação prática e reflexiva sobre as influências indígenas nos dias atuais fazendo com que os pequenos passem a respeitar a importância dessa cultura em nossas vidas. 


Ah, é claro, o melhor momento foi degustar as delícias preparadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário