As pibidianas Janaína e Beatriz se entregaram de corpo e alma para mergulhar junto com as crianças no mundo dos instrumentos musicais de origem africana, aproveitando todos os materiais disponíveis para a confecção de chocalhos, tambores, ganzás e clavas.
Para que os alunos obtivessem compreensão e interesse sobre os instrumentos referidos durante a aplicação das atividades propostas, as pibidianas iniciaram a aula com uma valorizada demonstração de várias figuras instrumentais, que estavam penduradas em um varal produzido na sala de aula.
Depois, contaram uma história formulada através do livro A MENINA E O TAMBOR, valorizando cada instrumento e o som emitido por eles.
Através do conto, foi possível trabalhar a igualdade, refletindo coletivamente sobre as preferências por algum instrumento musical.
As crianças citaram várias opções e, desse modo, aprenderam que todos somos diferentes, mas devemos ser tratados da mesma maneira e respeitar as diferenças de gostos e jeitos de se viver.
A turma adorou escutar as músicas africanas, e atentamente percebeu os diversos sons apresentados musicalmente, comentando sobre quais seriam os instrumentos presentes nas canções apreciadas.
Mas a maior emoção foi quando as pibidianas forneceram tambores, pandeiros, clavas e chocalhos para que executassem, acompanhando a música!
A quarta atividade sugerida foi a decoração dos instrumentos musicais.
Segundo as acadêmicas bolsistas, foi linda a participação de todos os pequenos, que demonstraram o interesse por meio da pintura e colagem, no momento em que decoraram seus instrumentos.
O brincar e o interagir da criança estão relacionados com a dedicação do educador, e as pibidianas estão tendo muito sucesso nesta maravilhosa aventura pelo mundo da cultura africana e afro-brasileira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário