Maiara Brito e Franciele Schuck redigiram suas impressões nas primeiras visitas a EMEI Azaleia. Vejamos o que as acadêmicas nos contam sobre estes momentos.
"Neste ano, prontificamos-nos a participar do PIBID com intuito de nos aperfeiçoar cada vez
mais quanto aos conhecimentos de prática e de realizações de projetos pedagógicos.
Começamos o ano de PIBID inspiradas e dedicadas a fazer a diferença na vida dos
pequenos e, principalmente, em nosso futuro como pedagogas.
A escola escolhida para
aplicarmos os projetos que serão realizados por nós foi a Escola Municipal de Educação Infantil Azaleia, que possui uma estrutura ampla.
Na primeira semana ficamos
surpresas com o tamanho da escola, pois nunca tínhamos visto um espaço escolar
infantil tão grande e maravilhoso. Ficamos imaginando os cantinhos que poderiam
ser construídos nas salas e até mesmo no pátio da escola.
No primeiro dia de
visita, fomos recebidas pela coordenadora pedagógica Marisa que nos tratou com
muito carinho e respeito. Tivemos uma recepção maravilhosa com um delicioso
café da manhã. Em seguida, a coordenadora nos acompanhou para mostrar os espaços
da escola, também fomos apresentadas para a diretora e para as funcionárias e
professoras que estavam nos locais onde passávamos.
Tivemos acesso aos
materiais da escola, dentre eles, diversos tecidos e livros. Foi, então, que percebemos
a não existência de uma biblioteca na EMEI e pensamos que por ser uma escola
tão grande, sem dúvidas, uma biblioteca seria fundamental. Então, conversando com
as demais colegas sobre o desafio que nos foi proposto de deixar marca na
escola, e sugerimos que organizássemos um acervo para livros especificamente
infantis, os quais tanto os alunos quanto os professores poderão ter acesso.
Durante as visitas nas
turminhas, observamos o brincar das crianças, a rotina de cada turma e conversamos
com as educadoras sobre como trabalham suas práticas pedagógicas em sala de
aula. Porém, não tivemos a oportunidade de acompanhar os alunos nos momentos de
atividades, pois as turmas que visitamos quase sempre estavam brincando, e a
escola estava envolvida com outros projetos que estavam sendo trabalhados durante
as datas comemorativas.
Nas semanas que
estivemos na escola, conversamos com algumas professoras e tivemos muitas
sugestões de atividades novas, ficamos encantadas com alguns dos projetos
realizados tanto pelas professoras na sala, quanto os que envolviam toda
escola, que, por fim, estava lindamente enfeitada para a Páscoa. Porém, observamos
que em apenas algumas turmas outros projetos estavam sendo desenvolvidos pelas
professoras titulares, pois, em outras salas de aula havia um enorme número de
alunos novos e que estavam em adaptação.
Nas salas em que são atendidos
alunos de inclusão tem sempre uma professora auxiliar que, por sua vez, dá uma
atenção diferenciada para esses pequenos. Observamos que esses alunos de
inclusão sempre estão interagindo e incluídos com as demais crianças e
professoras.
Gostamos muito de ver as
salas decoradas e coloridas, algumas professoras investiram e construíram objetos
para o seu espaço, com brinquedos sonoros, por exemplo, o que para a Educação Infantil
é, de fato, algo muito importante para o desenvolvimento das crianças. Por fim, a
escola representou ser um ambiente harmonioso e acolhedor, em que todos os
profissionais buscam o bem comum, sendo muito visível o cuidar e o educar. E a
maioria das professoras se dedica ao máximo para que tenham qualidade de ensino."
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