quarta-feira, 6 de maio de 2015

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DAS PIBIDIANAS MAIARA E FRANCIELE NA ESCOLA AZALEIA


Maiara Brito e Franciele Schuck redigiram suas impressões nas primeiras visitas a EMEI Azaleia. Vejamos o que as acadêmicas nos contam sobre estes momentos. 




"Neste ano, prontificamos-nos a participar do PIBID com intuito de nos aperfeiçoar cada vez mais quanto aos conhecimentos de prática e de realizações de projetos pedagógicos. Começamos o ano de PIBID inspiradas e dedicadas a fazer a diferença na vida dos pequenos e, principalmente, em nosso futuro como pedagogas.

A escola escolhida para aplicarmos os projetos que serão realizados por nós foi a Escola Municipal de Educação Infantil Azaleia, que possui uma estrutura ampla. 
Na primeira semana ficamos surpresas com o tamanho da escola, pois nunca tínhamos visto um espaço escolar infantil tão grande e maravilhoso. Ficamos imaginando os cantinhos que poderiam ser construídos nas salas e até mesmo no pátio da escola.

No primeiro dia de visita, fomos recebidas pela coordenadora pedagógica Marisa que nos tratou com muito carinho e respeito. Tivemos uma recepção maravilhosa com um delicioso café da manhã. Em seguida, a coordenadora nos acompanhou para mostrar os espaços da escola, também fomos apresentadas para a diretora e para as funcionárias e professoras que estavam nos locais onde passávamos.

Tivemos acesso aos materiais da escola, dentre eles, diversos tecidos e livros. Foi, então, que percebemos a não existência de uma biblioteca na EMEI e pensamos que por ser uma escola tão grande, sem dúvidas, uma biblioteca seria fundamental. Então, conversando com as demais colegas sobre o desafio que nos foi proposto de deixar marca na escola, e sugerimos que organizássemos um acervo para livros especificamente infantis, os quais tanto os alunos quanto os professores poderão ter acesso.

Durante as visitas nas turminhas, observamos o brincar das crianças, a rotina de cada turma e conversamos com as educadoras sobre como trabalham suas práticas pedagógicas em sala de aula. Porém, não tivemos a oportunidade de acompanhar os alunos nos momentos de atividades, pois as turmas que visitamos quase sempre estavam brincando, e a escola estava envolvida com outros projetos que estavam sendo trabalhados durante as datas comemorativas.

Nas semanas que estivemos na escola, conversamos com algumas professoras e tivemos muitas sugestões de atividades novas, ficamos encantadas com alguns dos projetos realizados tanto pelas professoras na sala, quanto os que envolviam toda escola, que, por fim, estava lindamente enfeitada para a Páscoa. Porém, observamos que em apenas algumas turmas outros projetos estavam sendo desenvolvidos pelas professoras titulares, pois, em outras salas de aula havia um enorme número de alunos novos e que estavam em adaptação.

Nas salas em que são atendidos alunos de inclusão tem sempre uma professora auxiliar que, por sua vez, dá uma atenção diferenciada para esses pequenos. Observamos que esses alunos de inclusão sempre estão interagindo e incluídos com as demais crianças e professoras.

Gostamos muito de ver as salas decoradas e coloridas, algumas professoras investiram e construíram objetos para o seu espaço, com brinquedos sonoros, por exemplo, o que para a Educação Infantil é, de fato, algo muito importante para o desenvolvimento das crianças. Por fim, a escola representou ser um ambiente harmonioso e acolhedor, em que todos os profissionais buscam o bem comum, sendo muito visível o cuidar e o educar. E a maioria das professoras se dedica ao máximo para que tenham qualidade de ensino."


Nenhum comentário:

Postar um comentário