segunda-feira, 11 de maio de 2015

ESCOLA – LUGAR DE LUDICIDADE, CULTURA E DIVERSIDADE


Iniciando as atividades na EMEI Bem Me Quer, na turma do Berçário II,  as pibidianas Lisandra Hack e Viviane adaptaram o livro Diversidade, de Tatiana Belinky, utilizando fantoches nos palitos para encenação da história. O poema trata da diversidade, trabalhando valores humanos nas semelhanças e diferenças.
 

 Para sentir a diversidade, que tal uma massagem no colega? Nesta atividade, além de um momento de relaxamento, a massagem é uma maneira de trabalhar a diversidade e a união do grupo, pois envolve conceitos de parceria e companheirismo. Ao desenvolver atitudes de cuidado e respeito com o próprio corpo e com o do amigo, os alunos vivenciam outras formas de pensar e agir, ampliando as regras de convívio social.


Para reconhecer as diferenças entre os alunos, foi utilizado o espelho disponível na sala, já que este é um importante recurso para que as crianças conheçam e se conscientizem sobre sua imagem.


Por meio desta atividade, as pibidianas instigaram cada criança a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa. Retomando a temática da diversidade, solicitaram que as crianças ficassem em frente ao espelho e se observassem: cor do cabelo, cor do olho, cor da pele, formato do corpo, altura, etc.


Aos poucos, elas reconheceram a diversidade e perceberam que são pessoas “diferentes”, passando por um estágio de identificação da própria imagem diante do espelho, marcando a diferenciação do "eu" e do outro.

Para finalizar, realizaram a modelagem do “eu”. A brincadeira com massinha de modelar é uma excelente atividade para as crianças, pois permite descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação.


A atividade proposta acompanhou o respeito à diversidade, através da modelagem que mostrou atitudes de diferenças de gênero e etnia, resultando em nossa pluralidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário