sexta-feira, 22 de maio de 2015

Como são os instrumentos musicais indígenas?

Ao chegar à EMEI Bem Me Quer, para aplicar o projeto sobre a cultura indígena, as acadêmicas bolsistas Pibid Cristiane e Elisane foram bem recebidas pelos professores e pela turma.




A turma estava ansiosa para saber o que elas iriam apresentar.
Estavam sentados em roda, no momento em que todos se apresentaram. 




O projeto teve início com o conhecimento e a manipulação de instrumentos musicais indígenas. As acadêmicas perguntaram às crianças o que elas sabiam sobre os índios. Dessa primeira ação, surgiu um cartaz, confeccionado coletivamente sobre o que já sabiam e o que queriam conhecer sobre a cultura indígena.
Eles sabiam que os índios cantavam e dançavam em rituais que envolviam todos da tribo. Assim, todos aprenderam a canção indígena O Epo Ita To Epo, dançando e cantando.



As crianças puderam aprender algumas coisas através da conversação provocada pelas acadêmicas, como os hábitos que adotamos, a partir da interação com cultura indígena, como retirar da natureza a matéria prima para produzir artesanato (como os instrumentos trazidos pelas acadêmicas), o hábito de tomar banho diário, dormir em redes, ornamentar-se com adereços como colares, o uso de plantas medicinais, etc.


As crianças demonstraram muito interesse em participar das atividades e a curiosidade em manusear os instrumentos musicais foi tão grande, que as pibidianas tiveram que deixar para outro momento outras atividades que planejaram para esta aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário