quinta-feira, 28 de maio de 2015

Vamos aprender música africana e criar instrumentos?

A pibidianas Maiara Brito e Franciele Schuck deram continuação ao projeto sobre cultura africana relembrando as crianças da aula anterior, em que eles conheceram e puderam manusear instrumentos africanos e afro-brasileiros. 


Em seguida, elas pediram para que os alunos fechassem os olhos para sentir e ouvir com muita atenção a música YAYÈ BÖBÖ do CD “Outras Terras, Outros Sons”, executada em duas versões. Primeiro, realizaram a atividade sentados e, logo após, levantaram-se para movimentar-se conforme os sons que escutavam, já de olhos abertos.
 

 Que música é essa?! vocês já ouviram alguma música parecida?! Quem canta está feliz ou triste?! Eles cantam de que forma?! Vamos cantar?! As pibidianas oportunizaram às crianças a conhecer outros tipos de música diferentes daquelas que elas estão acostumadas a escutar cotidianamente. Entrar em contato com outras formas musicais é um importante meio para promover uma sensibilização musical nos pequenos. As crianças puderam aprender a canção YAYÈ BÖBÖ.


Foi incrível!!!! Os pequenos conseguiram identificar, na música, muitos instrumentos tocados, inclusive quando somente apareciam as vozes, diferenciando se eram masculinas ou femininas. 


Depois, as acadêmicas bolsistas disponibilizaram diversos materiais bem coloridos como sucatas, fitilhos, grãos, cola e tinta coloridas, etc., e convidaram as crianças a criar seus próprios  instrumentos musicais. 


Segundo elas, os alunos ficaram muito empolgados e felizes por poderem escolher e criar tudo aquilo que eles quisessem.  


Por fim, os instrumentos ficaram prontos e as crianças demonstraram satisfação com suas criações! Mal podiam esperar para tocá-los, porém, com muito cuidado colocaram a secar para que, na próxima semana, possam explorá-los muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário