sábado, 16 de maio de 2015

Reconhecer as características de uma cultura começa pela reflexão sobre a diversidade!


Iniciando as atividades na EMEI Bem Me Quer, na turma do maternal, as Professoras Pibidianas Franciele e Raquel proporcionaram momentos de ludicidade e aprendizagem sobre a importância de trabalhar a diversidade cultural com as crianças.


 As Pibidianas deram início ao projeto com uma peça teatral de mesa utilizando fantoches representando os personagens da história " Com quem será que eu me pareço" de Georgina Martins.


 O conto é destinado a todas as crianças, de todas as raças, cores, feitios e maneiras de ser, pois ele leva a questão para o zoológico da cidade. Na história contada, são os bichos que olham o mundo em torno de si e buscam semelhanças que os ajudem a formar sua identidade.


Afinal, a criança, às vezes, se sente meio diferente e, nessas horas, se perguntam - Será que existe alguém parecido comigo? Para reconhecerem as diferenças e semelhanças entre os colegas, foi utilizado um espelho e cada aluno pode observar: cor da pele, cor dos olhos, cor do cabelo, se tem fisionomia de algum familiar, entre outras características.


Foram disponibilizados para as crianças os fantoches utilizados no teatro, para que elas pudessem selecioná-los de acordo com suas características (cabelo, cor da pele, olhos). E, ao interagir, as crianças foram se identificando com alguns personagens dizendo: - Esse é bem parecido com o colega, pois tem o cabelo arrepiado, e esse é parecido comigo, tem a pele escurinha...


As Pibidianas distribuíram várias folhas de papel camurça nas cores de tons da pele. E cada criança escolheu a sua cor, podendo se auto retratar na mesma. Aos poucos, elas reconheceram a Diversidade Cultural e perceberam que somos todos diferentes e, ao mesmo tempo, possuímos algumas características semelhantes aos colegas.


Após esse momento, as Professoras Pibidianas questionaram e introduziram a cultura alemã, envolvendo-os de uma maneira espontânea e participativa. As crianças foram dizendo as características de uma pessoa de origem germânica e identificando alguns colegas da turma que tem a pele clarinha e que gostam muito de dançar. 


Associaram muito a cultura germânica à festa da  Oktoberfest, que ocorre em Igrejinha, justo a cidade de nossa escola parceira Bem Me Quer! Olha como as vivências cotidianas são importantes referências para as crianças!


“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” -  Nelson Mandela


Nenhum comentário:

Postar um comentário