sábado, 23 de maio de 2015

O colorido da Cultura Africana!


Na continuação da aplicação do Projeto “Igualdade não tem cor”, as pibidianas Janaína e Beatriz seguiram com atividades muito divertidas para proporcionar às crianças a descoberta da Cultura Africana!



Num primeiro momento, elas separaram os materiais para a confecção de colares e máscaras africanas. Depois, dialogaram com as crianças, relembrando a história AS TRANÇAS DE BINTOU e focando a atenção nas máscaras e colares usados pelos integrantes do conto.


Para a realização mais significativa das atividades, as pibidianas mostraram às crianças imagens de pessoas africanas, usando as bijuterias produzidas por eles mesmos e figuras de máscaras coloridas. Essa apreciação serviu como fonte de reflexão para a elaboração criativa das crianças de suas próprias máscaras e colares de inspiração africana.


As pibidianas, com grande satisfação, iniciaram a aplicação das atividades de forma organizada. Elas ocuparam o espaço da sala de aula e do pátio da escola, aproveitando o dia lindo e com um sol radiante!

  
Dentro da sala de aula, com o uso do giz de cera, as crianças realizaram as pinturas nas máscaras. 


Depois, os alunos foram conduzidos até ao pátio, onde fabricaram os colares e finalizaram as máscaras com a colagem de retalhos de tecidos, que, por sua diversidade de cores, representavam o colorido do continente africano.

  
Segundo as pibidianas Janaína e Beatriz, é muito gratificante o sorriso permanente no rosto de cada criança e a forma do interagir entre eles, em relação às atividades propostas, pois se percebe nos pequenos a vontade de aprender algo novo e, dessa forma, isto aumenta a vontade e a dedicação das acadêmicas bolsistas em realizar atividades cada vez mais significativas com eles!


Um comentário: