terça-feira, 25 de novembro de 2014

O nosso mundo mais verde!!

Desenvolver a conscientização ambiental das crianças, a partir de 4 anos, através das linguagens artísticas, levou as pibidianas Lisandra e Viviane a abordar a Ecopedagogia, através de atividades lúdicas, fazendo com que os alunos reflitam sobre as relações humanas, sociais e ambientais. 


A Ecopedagogia foi o conceito criado por Francisco Gutiérrez, pesquisador do pensamento de Paulo Freire, durante a ECO-92, orientando para a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida cotidiana, buscando uma sociedade sustentável, num processo educativo dinâmico e permanente.

   
No dia 14 de agosto de 2014, as pibidianas aplicaram o primeiro plano de aula.


Sentados em roda, os alunos fizeram a apresentação de seus nomes através de rimas. Aliou-se o conhecimento pessoal com a poesia, colocando acontecimentos do dia-a-dia com forma poética, rica e encantadora.


Depois, ocorreu a leitura do livro Era uma vez uma bota, que contou com a participação dos alunos, que colavam imagens no livro, no decorrer da história. 


Responsabilizando o aluno por colar a imagem recebida, que corresponde a uma parte da história, estamos fazendo com que ele participe ativamente, tornando a leitura num momento desafiador e interessante. 



Finalmente, elaborou-se coletivamente um cartaz em formato de bota, enfeitado com materiais recicláveis. 
Decorando o cartaz com materiais recicláveis e conversando sobre a reutilização dos materiais reciclados, as crianças aprenderam que é possível usar embalagens e sobras de materiais para criar outros objetos, transformando a conscientização e o cuidado com o meio ambiente em um momento divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário