As
acadêmicas Franciele, Beatriz e Regina deram início a um novo projeto na EMEI
Alice Maciel. Contando com a ajuda dos personagens de dois palhaços e uma
bailarina, as pibidianas estão trabalhando com a expressão de sentimentos dos
pequenos.
Elas
iniciaram questionando as crianças sobre o que seriam “sentimentos” e pedindo
para que as crianças os expressassem. Mas, no início, como sentimento é algo
abstrato, os pequenos tiveram dificuldades em entender. No decorrer das atividades, com exemplos práticos, as crianças conseguiram compreender e expressar vários sentimentos.
As acadêmicas
do Pibid distribuíram corações para que as crianças dissessem o que deveria ser
anotado, em termos de sentimentos ou de ações, para entregar para a
bailarina que andava muito triste, a fim de alegrá-la.
Primeiro,
as crianças entenderam que para alegrar a bailarina, deveriam dar presentes,
como Barbies ou outro brinquedo. Mas as pibidianas exemplificaram que
sentimento é aquilo que sentimos, por exemplo, pelo papai e a mamãe, “eu amo o
meu papai e a minha mamãe”, e que quando temos este tipo de sentimentos,
deixamos as pessoas amadas felizes quando abraçamos, beijamos, damos carinho.
Regina, Franciele e Beatriz, sempre
fantasiadas, mostraram uma caixa mágica para as crianças. As crianças ficaram curiosas! De um lado da caixa, jogavam sentimentos
ruins, e de outro, apareciam só sentimentos bons! Para expressar isto, as
professoras pediram para que as crianças rasgassem papeis com raiva para depositar
de um lado da caixa. E, do outro, quando giravam a caixa, apareciam vários
corações!
As crianças puderam também movimentar-se dançando em
andamentos diferentes, musicalizando-se através da música “O palhaço e a
bailarina” de Cecilia Cavalieri França. Quando, na música, o palhaço era citado,
elas jogavam felizes os balões para o alto. Já na parte da bailarina, que era
mais triste, e por isso expressa por um andamento lento, as crianças dançavam
rodopiando com bastões com fitas.
Conforme Arnizaut de Vargas (2011, p. 41 e
42)
A dança está entre as
mais antigas manifestações expressivas do ser humano (...) O dançar é
considerado a arte do movimento, pois é a visualização do sentimento que se
mostra por meio de formas simbólicas (...) Em todas as idades, é apreciada como
uma forma de arte, entretenimento, atividade física e relacionamento social.
Além de se expressar corporalmente, as
crianças aprendem, através da dança, também o ritmo musical, como nesta
atividade proposta.
Em seguida, brincaram também da brincadeira “O
mestre mandou”, realizando atividades como ter que abraçar os colegas, dar um
carinho no outro, etc. Apesar de certa timidez, o incentivo das professoras foi
suficiente para todos participarem felizes das brincadeiras.
As pibidianas estão desenvolvendo este projeto, porque pensam que os sentimentos que transmitem valores como amor, amizade, solidariedade, gentileza são importante para as crianças conviverem bem. A turma foi bastante participativa em todas as atividades e adorou as brincadeiras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário