segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Projeto “O palhaço e a bailarina”: aprendendo sobre sentimentos na Educação Infantil

As acadêmicas Franciele, Beatriz e Regina deram início a um novo projeto na EMEI Alice Maciel. Contando com a ajuda dos personagens de dois palhaços e uma bailarina, as pibidianas estão trabalhando com a expressão de sentimentos dos pequenos.
  

Elas iniciaram questionando as crianças sobre o que seriam “sentimentos” e pedindo para que as crianças os expressassem. Mas, no início, como sentimento é algo abstrato, os pequenos tiveram dificuldades em entender. No decorrer das atividades, com exemplos práticos, as crianças conseguiram compreender e expressar vários sentimentos.


 

As acadêmicas do Pibid distribuíram corações para que as crianças dissessem o que deveria ser anotado, em termos de sentimentos ou de ações, para entregar para a bailarina que andava muito triste, a fim de alegrá-la.


Primeiro, as crianças entenderam que para alegrar a bailarina, deveriam dar presentes, como Barbies ou outro brinquedo. Mas as pibidianas exemplificaram que sentimento é aquilo que sentimos, por exemplo, pelo papai e a mamãe, “eu amo o meu papai e a minha mamãe”, e que quando temos este tipo de sentimentos, deixamos as pessoas amadas felizes quando abraçamos, beijamos, damos carinho.


Regina, Franciele e Beatriz, sempre fantasiadas, mostraram uma caixa mágica para as crianças. As crianças ficaram curiosas! De um lado da caixa, jogavam sentimentos ruins, e de outro, apareciam só sentimentos bons! Para expressar isto, as professoras pediram para que as crianças rasgassem papeis com raiva para depositar de um lado da caixa. E, do outro, quando giravam a caixa, apareciam vários corações!


As crianças puderam também movimentar-se dançando em andamentos diferentes, musicalizando-se através da música “O palhaço e a bailarina” de Cecilia Cavalieri França. Quando, na música, o palhaço era citado, elas jogavam felizes os balões para o alto. Já na parte da bailarina, que era mais triste, e por isso expressa por um andamento lento, as crianças dançavam rodopiando com bastões com fitas.


 Conforme Arnizaut de Vargas (2011, p. 41 e 42)
A dança está entre as mais antigas manifestações expressivas do ser humano (...) O dançar é considerado a arte do movimento, pois é a visualização do sentimento que se mostra por meio de formas simbólicas (...) Em todas as idades, é apreciada como uma forma de arte, entretenimento, atividade física e relacionamento social.

Além de se expressar corporalmente, as crianças aprendem, através da dança, também o ritmo musical, como nesta atividade proposta.


Em seguida, brincaram também da brincadeira “O mestre mandou”, realizando atividades como ter que abraçar os colegas, dar um carinho no outro, etc. Apesar de certa timidez, o incentivo das professoras foi suficiente para todos participarem felizes das brincadeiras.


As pibidianas estão desenvolvendo este projeto, porque pensam que os sentimentos que transmitem valores como amor, amizade, solidariedade, gentileza são importante para as crianças conviverem bem. A turma foi bastante participativa em todas as atividades e adorou as brincadeiras!



Nenhum comentário:

Postar um comentário