sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Um mundo mais verde com muita Arte!!

E o pessoal da EMEI Pink está mesmo aprendendo sobre ecologia!!
Dando continuidade ao projeto "O nosso mundo mais verde", na EMEI Pimk, as pibidianas Lisandra e Viviane sentaram em roda com a turminha do pré, e conversaram com os alunos sobre artista plástico Aldemir Martins, apresentando uma breve história sobre a vida do artista plástico, assim como, algumas obras de arte que retratam a natureza. 

  
As crianças foram questionadas sobre as características das obras, que envolveram a natureza brasileira, o colorido exuberante, enfim, particularidades das ilustrações de galos, gatos e peixes. 


Depois, cada aluno realizou uma releitura com papel e tinta, a partir da obra que mais tinha gostado. 


Com a atividade de releitura, utilizando folhas de desenho, tinta têmpera, pincel, esponja e cola colorida, as crianças tiveram a oportunidade de ampliar o seu repertório artístico e cultural, experimentando algumas técnicas, estilos e materiais. 


Nas obras utilizadas para a apreciação de Aldemir Martins, os alunos refletiram sobre elas e as relacionaram com os animais que já conhecem e gostam bastante. 


Durante a apreciação da obra, eles falavam: "eu já vi um galo", "eu gosto de gatos", "eu tenho um peixe"... 


Essas reflexões levam as crianças a trabalhar a estética utilizada pelo artista, além de ser um ótimo recurso de ampliação de vocabulário. 


Por fim, as acadêmicas trouxeram dinâmicas de musicalização. 


Desenvolveram atividades com as canções relativas à temática desenvolvida: "Levantar o braço", da Vovó Mafalda e "Bichinhos", de Denise Sant'Anna, que envolveram a movimentação corporal da turma e buscaram aproveitar a sonoridade espontânea das crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário