Na
EMEI Alice Maciel, o projeto “O palhaço e a Bailarina” continua!
Veja
o relato das pibidianas Beatriz, Regina e Franciele:
“Entramos
na sala, olhares atentos, todos queriam saber para que aquela caixa enorme?
Então o palhaço Sorriso começa a questioná-los: Para que será essa caixa? O que
podemos fazer com ela? E as ideias surgem como se cada um quisesse descobrir o que
seria feito com a caixa.
Os
palhaços Sorriso, Alegria e a Bailarina, relembram o assunto abordado na semana
anterior, em que falamos sobre a raiva e o que podemos fazer para ela ir
embora, usamos o saquinho para gritar dentro e mandar a raiva para bem longe.
Conversando
com os pequenos sobre o que fazer com a caixa, explicamos que aquela seria a
“caixa do grito” e porque se chamaria assim.
Claro
que as crianças adoraram a ideia de brincar e poder dar uns gritos dentro daquela
caixa!
Começamos
a decorá-la e logo ficou toda colorida.
Enquanto
uma criança era vendada outra entrava na caixa e dava um grito, alguns eram
mais tímidos e quase não se ouvia os gritos, uns dois ou três nem quiseram
entrar na caixa, mas se divertiram muito com ela.
Já
imaginaram o poder que tem uma simples caixa de papelão e o quanto ela é
divertida?
Depois
da caixa, dançamos com a bailarina e nos divertimos com a coreografia e, claro,
os palhaços Sorriso e Alegria estavam aproveitando para brincar junto à criançada e tentando fazer a coreografia, mas as crianças foram muito melhores
que estes dois palhaços!
A
tarde estava divertida e os palhaços mostraram um dado. A brincadeira começou
mais uma vez: uma criança jogava o dado que continha demonstrações de carinho e
amizade entre os colegas, que deveriam exercê-las, logo após jogá-lo ao chão.
Foi
muito bom observar o quanto os pequenos são afetuosos uns com os outros!”
Mesmo
sendo uma turminha agitada, as acadêmicas conseguiram realizar as atividades
com sucesso e, ao final, as crianças não queriam que elas fossem embora, mas
explicaram que na próxima semana voltariam e que trariam outras brincadeiras.
Elas concluíram as atividades com reflexões sobre as ações bonitas que devem
ser feitas todos os dias.
Conforme
Munhoz Maluf (2009, pg. 21)
“Toda criança que
participa de atividades lúdicas adquire novos conhecimentos e desenvolve
habilidades de forma natural e agradável, gerando um forte interesse em
aprender e garantindo prazer.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário