terça-feira, 11 de novembro de 2014

Observação II: "O palhaço e a bailarina", aprendendo sobre sentimentos

Na EMEI Alice Maciel, o projeto “O palhaço e a Bailarina” continua!
Veja o relato das pibidianas Beatriz, Regina e Franciele:


“Entramos na sala, olhares atentos, todos queriam saber para que aquela caixa enorme? Então o palhaço Sorriso começa a questioná-los: Para que será essa caixa? O que podemos fazer com ela? E as ideias surgem como se cada um quisesse descobrir o que seria feito com a caixa.


Os palhaços Sorriso, Alegria e a Bailarina, relembram o assunto abordado na semana anterior, em que falamos sobre a raiva e o que podemos fazer para ela ir embora, usamos o saquinho para gritar dentro e mandar a raiva para bem longe.


Conversando com os pequenos sobre o que fazer com a caixa, explicamos que aquela seria a “caixa do grito” e porque se chamaria assim.


   Claro que as crianças adoraram a ideia de brincar e poder dar uns gritos dentro daquela caixa! 
Começamos a decorá-la e logo ficou toda colorida.


Enquanto uma criança era vendada outra entrava na caixa e dava um grito, alguns eram mais tímidos e quase não se ouvia os gritos, uns dois ou três nem quiseram entrar na caixa, mas se divertiram muito com ela.
Já imaginaram o poder que tem uma simples caixa de papelão e o quanto ela é divertida?


Depois da caixa, dançamos com a bailarina e nos divertimos com a coreografia e, claro, os palhaços Sorriso e Alegria estavam aproveitando para brincar junto à criançada e tentando fazer a coreografia, mas as crianças foram muito melhores que estes dois palhaços!


A tarde estava divertida e os palhaços mostraram um dado. A brincadeira começou mais uma vez: uma criança jogava o dado que continha demonstrações de carinho e amizade entre os colegas, que deveriam exercê-las, logo após jogá-lo ao chão.


Foi muito bom observar o quanto os pequenos são afetuosos uns com os outros!”


Mesmo sendo uma turminha agitada, as acadêmicas conseguiram realizar as atividades com sucesso e, ao final, as crianças não queriam que elas fossem embora, mas explicaram que na próxima semana voltariam e que trariam outras brincadeiras. Elas concluíram as atividades com reflexões sobre as ações bonitas que devem ser feitas todos os dias.


Conforme Munhoz Maluf (2009, pg. 21)
“Toda criança que participa de atividades lúdicas adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, gerando um forte interesse em aprender e garantindo prazer.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário